sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Uma parceria que produziu bons frutos



A equipe do Instituto São José agradece a professora Francisca Aragão e sua Equipe pela parceria, ajuda, compreensão, debates, divergências de opiniões e tudo o mais que vivenciamos nestes anos de trabalho. As conquistas e as tristezas de alguns fracassos. Isso não podemos evitar.
Mas temos consciência do dever cumprido e de todas as coisas boas que construímos. E isso ninguém pode negar.
Agradecemos não só pelo trabalho que é dever de nossa profissão, mas por nos preocupar com os outros, fazer a diferença e o nosso melhor, mesmo que muitas vezes não percebido. Mas como costumo dizer: devemos sempre fazer o certo, porque no final o reconhecimento vem. O bem feito nunca será desfeito e nem esquecido. Os funcionários do Instituto São José agradece e respeita o legado construído com competência, responsabilidade e alegria. Parabéns a todos!

Culminância do Projeto Interdisciplinar "Segurança na Internet"



PROGRAMAÇÃO DA CULMINÂNCIA DO PROJETO DE LEITURA INTERDISCIPLINAR: SEGURANÇA NA INTERNET- UM ALERTA PARA OS PERIGOS DA WEB- 6º ao 9º ANO.

Comentarista: Bom dia a todos!

                              Hoje é a culminância do nosso Projeto sobre Segurança na internet.
     Sabemos que pesquisar na internet, conhecer os sites adequados, desenvolver estratégias para localizar informações sobre os temas acerca dos quais se deseja saber, traduz-se em um aspecto importantíssimo na formação dos alunos. Orientá-los a pesquisar na internet de forma responsável tem como propósito despertar-lhes, desde pequenos, o gosto pela leitura e pelo saber, e principalmente a sua formação ética e moral. Por este motivo, trabalhamos com os alunos o Projeto de Leitura Interdisciplinar com o objetivo de criar hábitos de leitura em livros e na forma digital para que os alunos utilizem as maravilhas do mundo virtual, ampliando o universo da curiosidade, como também alertá-los para os perigos que se pode correr com o mau uso da internet.
OBJETIVOS: Além da leitura é claro,
* Utilizar a internet e redes sociais com critérios de responsabilidades e ética estudados;
* identificar um leque de possibilidades existentes no uso das tecnologias e da internet em prol do conhecimento e do desenvolvimento sociocultural;
* Identificar os principais riscos do mau uso da internet e aprender alguns procedimentos de segurança para navegar;
* Ler cartilhas e outros textos analisando situações problemas e produzindo textos argumentativos defendendo pontos de vista.
Convidamos os alunos Luan Negreiros e Willian Brandão para se fazerem presentes aqui na frente.

Premiação da OBMEP 2018
O Luan ganhou medalha de bronze na OBMEP de matemática e o Willian Brandão ganhou menção honrosa. Os dois alunos estão de parabéns e a escola para homenageá-los fará a entrega singela de um troféu, medalha e certificado para o Luan Negreiro e medalha e certificado para o Willian. Uma salva de palmas para esses dois alunos. A equipe da escola está orgulhosa dos dois.
1º momento: Projeto de leitura
Comentarista: Neste momento pedimos silêncio de todos para dar início às apresentações e depois prestigiar os trabalhos dos colegas.
1-    Há muitos casos de pessoas que se apresentam com perfil falso só para serem aceitas e, ao começarem uma amizade, envolvem a pessoa em alguma armadilha. Principalmente quando a vitima é criança ou adolescente. Ouviremos com muita atenção o coral pelos alunos do 6º ano 3, sob responsabilidade da professora Rosilane.
2-    Você consegue ficar sem acessar o celular por 4 horas? Muitos alunos são viciados em celular. Os alunos do 8º 4 realizaram uma pesquisa para saber a quantidade de alunos que acessam a internet e a quantidade de alunos que acessam durante o período de aula. Quantidade de alunos que acessam as redes sociais, alunos que já foram sediados na internet, alunos que sofreram algum tipo de preconceito e alunos que são fiscalizados pelos pais.  Confira estes dados no desfile de gráficos preparados pelos alunos e professor Jaisson.

3-    Ouviremos com muita atenção a paródia sobre o Cuidado com os perigos da Internet, pelas alunas Maria Gabriela, Herus, Anne Gabriele e Maria Eduarda, do 8º 4. Música O sol de Victor Kley- pop acústico, sob responsabilidade da professora Meire.

4-    Assistiremos uma peça teatral “Chapeuzinho em tempos modernos” falando sobre o uso da internet em uma situação real encenado pelos alunos do 9º ano 1, sob os cuidados da professora Alaíde.

5-    Conhecer os aplicativos que estão disponíveis na internet e ter ética ao utilizarmos é muito importante. Por isso, os alunos do 8º 3 prepararam um desfile dos aplicativos estudados no projeto. Conheceremos cada um deles. Trabalho orientado pelo professor Erivan.

6-    Os perigos na web são muitos sérios e precisamos discutir e compartilhar esses problemas, com o objetivo de evitar que situações ruins aconteçam com as pessoas. Veremos a encenação preparada pelos alunos do 9º ano 2, sob mediação da professora Valterlândia.

2º momento: Consciência negra

1-    Agora vamos falar um pouco sobre Educação Étnico Raciais. Vocês sabem que existe uma Lei, a 10.639 de 9 de janeiro de 2003, que determina que as escolas devem incluir em seus currículos a diversidade etnicorracial da sociedade brasileira? Também foi aprovado pelo Conselho Nacional de educação pelo Parecer nº 03 de 10 de março de 2004 os conteúdos a serem incluídos nos currículos escolares. Veremos agora uma encenação pelos alunos do 7º 1 e 3 sobre A luta contra o racismo, sob orientação da professora Conceição.

2-    Estudamos que é preciso valorizar a história e a cultura do povo negro, além de evitar o preconceito, a intolerância e o racismo. Pois somos todos iguais. Assistiremos neste momento, um desfile das personalidades negras organizado pelos alunos do 7º,    e 9º ano, sob orientação do professor Gilmar.

3-    A dança é uma herança cultural trazida pelos negros. A letra de "Waka Waka (This Time for Africa)" compara jogadores de futebol com soldados em um campo de batalha e os encoraja a lutar por seus objetivos. Vamos prestigiar a Dança waka waka pelos alunos do 9º ano 1 e 2, sob orientação da professora Dulceida.

4-    O Dia da Consciência negra é uma forma de lembrar o sofrimento dos negros e a luta contra o preconceito racial, contra a inferioridade da classe e a favor do respeito e igualdade. Veremos agora um desfile de roupas africanas organizado pelos alunos do 8º  e 9º ano, orientado pela professora Valterlândia.




 










terça-feira, 27 de novembro de 2018

ATENÇÂO!


EDITAL Nº 01/ 2019
INSCRIÇÃO PARA MATRÍCULA NO 1º E 2º ANO DA 
ESCOLA INSTITUTO SÃO JOSÉ


A Gestora da Escola de Ensino Fundamental Instituto São José, Maria do Desterro Prado Bayma, no uso de suas atribuições legais, lança o edital de matrículas para o 1º e 2º ano.
TORNA PÚBLICO a quem interessar, que se encontram abertas as inscrições para matrículas dos alunos do 1º e 2º ano, conforme data estabelecida neste edital.
 Para que ocorra de forma democrática, todos os alunos inscritos participarão de um sorteio público para preenchimento das vagas.
1-        Parágrafo único: Não há vagas do 3º ao 9º ano, pois as turmas estão devidamente preenchidas. Haverá somente rematrículas.
2-        DO PRAZO:
        As inscrições serão realizadas no período de 04/12/18 a 07/12/2018, no turno da manhã das 07h às 11h e no turno da tarde das 14h às 17 horas, na sala da coordenação da referida escola.
3-        DA DOCUMENTAÇÃO:
3.1-    Os responsáveis devem trazer cópia do registro de nascimento para efetuar a inscrição.
3.2-    Os alunos inscritos participarão de um sorteio público realizado na própria escola no dia 30 de janeiro de 2019.
3.3-    Apenas os alunos sorteados terão direito às vagas.

4-        DAS VAGAS:
4.1- Será aberta matrícula para duas turmas de primeiro ano, com 25 vagas cada turma, totalizando 50 vagas e 1 turma de 2º ano com 30 vagas.
4.2 – Os alunos já matriculados no 2º ano têm sua vaga garantida e fará a rematrícula normalmente.
4.3 – Terão prioridade filhos de pais transferidos de seus empregos de outros municípios, conforme preconiza a Lei vigente.
4.4 – Será dada prioridade aos filhos de funcionários da escola e de pais que já tenham filhos matriculados na Instituição;
 4.5 – Se o número de alunos inscritos forem  maior que as vagas, o preenchimento será por meio de sorteio.
5-    DA INSCRIÇÃO:
Os alunos para ingressarem no 1º ano, devem ter 6 anos completos ou a completar até o dia 31/03/2019 conforme Recomendação nº 002/2016/PJC/TARAUACÀ,fundamentando no art. 129, III da Constituição Federal, art.117, III da Constituição do Estado do Acre, art., 8º, § 1º da Lei Federal nº 7.347, de 24 de julho de 1985 e art.26, Inciso I da Lei Federal nº 8.625, de 12 de fevereiro de 1993, e Lei Complementar Estadual 08/93 e Lei Federal 8.429/92 e OF/CIRC/CEE/AC nº 03/2015 do Conselho Estadual de Educação.
6-    DA SELEÇÃO:
6.1 No momento da matrícula não será possível fazer escolha de horário ou professor.
7- DO SORTEIO:
7.1 – Os alunos inscritos participarão de um sorteio público, na Escola Instituto São José no dia 30/01/2019, às 9 horas.
7.2 – Será organizada uma caixa com os números de inscrições dos alunos e no dia marcado, conforme escrito neste edital, com a presença dos pais, serão sorteados o quantitativo de vagas que a escola dispõe.
7.3 – A Equipe Gestora da Escola Instituto São José fica responsável por divulgar em blogs locais, rádios e redes sociais para que a população tome conhecimento.


Tarauacá, 27 de novembro de 2018.
 


Maria do Desterro do Prado Bayma
Gestora da Escola Instituto São José



sexta-feira, 23 de novembro de 2018

OBMEP 2018



Alunos contemplados na OBMEP 2018.

Nível 1
Medalhista de bronze na OBMEP 2018.
Luan Negreiro da Silva – 11 anos
Estudante do 6º ano
Filho de João Francisco Brasil da Silva e de Francisca Rosane Feitoza Negreiro




Nível 2
Menção honrosa conquistada pelo aluno Willian Brandão Bezerra – 14 anos.
Estudante do 9º ano
Filho de Otávio Coelho Bezerra e de Lêda Brandão Bezerra



Parabéns alunos! Vocês nos deixam orgulhosos!





Planejamento vertical/horizontal sobre Mediação de conflitos







Comemoração do Dia da Diretora pelos funcionários




Correções das avaliações de saída do PMALFA

Agradecer as formadoras do Núcleo de Educação pela ajuda nas correções das avaliações de saída do PMALFA






Formação sobre as orientações -aplicação da avaliação de saída -PMALFA 2018







Trabalhos em sala de aula sobre a Dengue




Realização da Sequência didática Análise de texto bem escrito-5º 2




Alunos padrões no 3º bimestre