sexta-feira, 30 de agosto de 2019

2º dia de formação sobre a BNCC

No dia 29-08-19 realizamos o 2º dia de formação sobre a BNCC. Como sempre acolhemos nossos professores, realizando a dinâmica A ilha do tesouro, com o objetivo de focar o trabalho em equipe. Em seguida, retomamos o que foi estudado na noite anterior e para consolidar nossos conhecimentos, exibimos o vídeo falando sobre as 10 competências. Depois foi solicitado que os professores identificassem as competências voltadas para trabalhar as socioemocionais. Concluído, propomos que os grupos jogassem uma trilha, para conhecer mais um pouco sobre as competências socioemocionais. Bem divertido e produtivo. Dando continuidade, refletimos sobre a escola de antes e a de hoje e adentramos no estudo  das metodologias ativas, com a elaboração de um mapa conceitual pelos professores. Confira:















1º dia de planejamento sobre a BNCC

No dia 28 realizamos o primeiro dia de formação sobre a BNCC com os professores do 1º ao 9º ano. Neste dia exibimos um vídeo com as ações realizadas no 1º semestre, depois realizamos a atividade de rotação por estações e o Fishbow para tirar as dúvidas dos professores sobre os instrumentos de rede. Depois procuramos descobrir o que  os professores lembravam sobre a BNCC e em seguida trabalhamos as 10 competências, suas dimensões e subdimensões. Os conteúdos foram bem absorvidos pelos participantes e a formação aconteceu de forma acolhedora, enriquecedora de conhecimentos e participativa. Para ficar mais fácil, o professor fazia a leitura da competência e a coord. fazia a leitura da explicação da competência, no sentido de facilitar o entendimento.
      

COMPETÊNCIA
EXPLICANDO A COMPETÊNCIA
ÁREAS QUE CONTRIBUEM PARA O APRENDIZADO
1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
Ela traz a proposta de um aluno ativo, que consegue não apenas compreender e reconhecer a importância do que foi aprendido, mas, principalmente, refletir sobre como ocorre a construção do conhecimento, conquistando autonomia para estudar e aprender em diversos contextos, inclusive fora da escola.
Dialoga com todas.
2-Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
Trata do desenvolvimento do raciocínio, que deve ser feito por meio de várias estratégias, privilegiando o questionamento, a análise crítica e a busca por soluções criativas e inovadoras.
Ciências da natureza e linguagens
3-Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
Estabelece como fundamental que os alunos conheçam, compreendam e reconheçam a importância das mais diversas manifestações artísticas e culturais. E acrescenta que eles devem ser participativos, sendo capazes de se expressar e atuar por meio das artes.
Linguagens e Ciências Humanas
4— Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
Aponta que, para se comunicar bem, crianças e jovens necessitam entender, analisar criticamente e saber se expressar utilizando uma variedade de linguagens e plataformas. Enfatiza a importância de que a comunicação ocorra por meio da escuta e do diálogo.
Linguagens e Ciências Humanas
5-Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
Ela reconhece o papel fundamental da tecnologia e estabelece que o estudante deve dominar o universo digital, sendo capaz, portanto, de fazer um uso qualificado e ético das diversas ferramentas existentes e de compreender o pensamento computacional e os impactos da tecnologia na vida das pessoas e da sociedade.
Todas
6-Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
Compreende a capacidade de gerir a própria vida. Os estudantes devem conseguir refletir sobre seus desejos e objetivos, aprendendo a se organizar, estabelecer metas, planejar e perseguir com determinação, esforço, autoconfiança e persistência seus projetos presentes e futuros. Inclui a compreensão do mundo do trabalho e seus impactos na sociedade, bem como das novas tendências e profissões.
Ciências humanas
7 — Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
Aqui o destaque é para a capacidade de construir argumentos, conclusões ou opiniões de maneira qualificada e de debater com respeito às colocações dos outros. Ela inclui a consciência e a valorização da ética, dos direitos humanos e da sustentabilidade social e ambiental como referências essenciais no aprendizado dessa competência para orientar o posicionamento dos estudantes.
Todas
8-Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
Trata do aprendizado que crianças e jovens devem adquirir a respeito de si mesmos, sendo capazes de identificar seus pontos fortes e fragilidades, lidar com suas emoções e manter a saúde física e o equilíbrio emocional.
Ciências da natureza, Ciências Humanas e Linguagens
9—Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
Aborda o desenvolvimento social da criança e do jovem, propondo posturas e atitudes que devem ter em relação ao outro. Fala da necessidade de compreender, de ser solidário, de dialogar e de colaborar com todos, respeitando a diversidade social, econômica, política e cultural.
Ciências Humanas, Linguagens e Ciências da natureza.
10— Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Ela estabelece a necessidade de desenvolver na criança e no jovem a consciência de que eles podem ser agentes transformadores na construção de uma sociedade mais democrática, justa, solidária e sustentável
Ciências Humanas, Linguagens e Ciências da Natureza













Estudo e análise de sequência didática pelas técnicas do Núcleo de Educação

A secretaria de Estado de Educação encaminhou algumas sequências didáticas para serem realizadas pelas professoras do 1º ao 5º ano, sob o acompanhamento das técnicas do Núcleo de Educação. O estudo foi bem proveitoso, as professoras já estão realizando as atividades da sequência e estão gostando dos resultados obtidos pelos alunos.



Projeto de prevenção à infrequência

A cada bimestre organizamos um café da manhã para a turma do turno da manhã e ada tarde que no resultado do bimestre obtiverem o menor índice de faltas. Neste bimestre, os ganhadores foram os alunos do 8º ano 3 e os alunos do 3º ano 2.



Escolha do livro didático para o PNLD 2020-anos finais

No dia 21 de agosto de 2019, após o recreio reunimos os professores do 6º ao 9º ano para fazermos a análise e escolha dos livros didáticos para 2020. Os professores tiveram o cuidado de analisar os livros, conforme o plano de curso o mais semelhante possível.