No dia 28 realizamos o primeiro dia de formação sobre a BNCC com os professores do 1º ao 9º ano. Neste dia exibimos um vídeo com as ações realizadas no 1º semestre, depois realizamos a atividade de rotação por estações e o Fishbow para tirar as dúvidas dos professores sobre os instrumentos de rede. Depois procuramos descobrir o que os professores lembravam sobre a BNCC e em seguida trabalhamos as 10 competências, suas dimensões e subdimensões. Os conteúdos foram bem absorvidos pelos participantes e a formação aconteceu de forma acolhedora, enriquecedora de conhecimentos e participativa. Para ficar mais fácil, o professor fazia a leitura da competência e a coord. fazia a leitura da explicação da competência, no sentido de facilitar o entendimento.
COMPETÊNCIA
|
EXPLICANDO A COMPETÊNCIA
|
ÁREAS QUE CONTRIBUEM PARA O APRENDIZADO
|
1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos
sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a
realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma
sociedade justa, democrática e inclusiva.
|
Ela traz a proposta de um aluno ativo, que consegue não
apenas compreender e reconhecer a importância do que foi aprendido, mas,
principalmente, refletir sobre como ocorre a construção do conhecimento,
conquistando autonomia para estudar e aprender em diversos contextos,
inclusive fora da escola.
|
Dialoga com todas.
|
2-Exercitar
a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências,
incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a
criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e
resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos
conhecimentos das diferentes áreas.
|
Trata do desenvolvimento do raciocínio, que deve ser feito
por meio de várias estratégias, privilegiando o questionamento, a análise
crítica e a busca por soluções criativas e inovadoras.
|
Ciências da natureza e linguagens
|
3-Valorizar
e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às
mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção
artístico-cultural.
|
Estabelece como fundamental que os alunos conheçam,
compreendam e reconheçam a importância das mais diversas manifestações
artísticas e culturais. E acrescenta que eles devem ser participativos, sendo
capazes de se expressar e atuar por meio das artes.
|
Linguagens e Ciências Humanas
|
4— Utilizar
diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e
escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das
linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar
informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e
produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
|
Aponta que, para se comunicar bem, crianças e jovens
necessitam entender, analisar criticamente e saber se expressar utilizando
uma variedade de linguagens e plataformas. Enfatiza a importância de que a
comunicação ocorra por meio da escuta e do diálogo.
|
Linguagens e Ciências Humanas
|
5-Compreender,
utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma
crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais
(incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações,
produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria
na vida pessoal e coletiva.
|
Ela reconhece o papel fundamental da tecnologia e
estabelece que o estudante deve dominar o universo digital, sendo capaz,
portanto, de fazer um uso qualificado e ético das diversas ferramentas
existentes e de compreender o pensamento computacional e os impactos da
tecnologia na vida das pessoas e da sociedade.
|
Todas
|
6-Valorizar
a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de
conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações
próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da
cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência
crítica e responsabilidade.
|
Compreende a capacidade de gerir a própria vida. Os
estudantes devem conseguir refletir sobre seus desejos e objetivos,
aprendendo a se organizar, estabelecer metas, planejar e perseguir com
determinação, esforço, autoconfiança e persistência seus projetos presentes e
futuros. Inclui a compreensão do mundo do trabalho e seus impactos na
sociedade, bem como das novas tendências e profissões.
|
Ciências humanas
|
7 —
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular,
negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e
promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo
responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em
relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
|
Aqui o destaque é para a capacidade de construir
argumentos, conclusões ou opiniões de maneira qualificada e de debater com
respeito às colocações dos outros. Ela inclui a consciência e a valorização
da ética, dos direitos humanos e da sustentabilidade social e ambiental como
referências essenciais no aprendizado dessa competência para orientar o
posicionamento dos estudantes.
|
Todas
|
8-Conhecer-se,
apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na
diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com
autocrítica e capacidade para lidar com elas.
|
Trata do aprendizado que crianças e jovens devem adquirir a
respeito de si mesmos, sendo capazes de identificar seus pontos fortes e
fragilidades, lidar com suas emoções e manter a saúde física e o equilíbrio
emocional.
|
Ciências da natureza, Ciências Humanas e
Linguagens
|
9—Exercitar
a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se
respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com
acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais,
seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de
qualquer natureza.
|
Aborda o desenvolvimento social da criança e do jovem,
propondo posturas e atitudes que devem ter em relação ao outro. Fala da
necessidade de compreender, de ser solidário, de dialogar e de colaborar com
todos, respeitando a diversidade social, econômica, política e cultural.
|
Ciências Humanas, Linguagens e Ciências da natureza.
|
10— Agir
pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade,
resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos,
democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
|
Ela estabelece a necessidade de desenvolver na criança e no
jovem a consciência de que eles podem ser agentes transformadores na
construção de uma sociedade mais democrática, justa, solidária e sustentável
|
Ciências Humanas, Linguagens e Ciências da
Natureza
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário