sexta-feira, 17 de junho de 2016

Encontro Horizontal 6º ao 9º ano



PLANEJAMENTO HORIZONTAL NA ESCOLA INSTITUTO SÃO JOSÉ

DATA: 08/06/16
LOCAL: INSTITUTO SÃO JOSÉ
PÚBLICO ALVO: PROFESSORES DO 6º AO 9º ANO
DURAÇÃO: 4 HORAS

OBJETIVOS:
Ø  Refletir e discutir a prática pedagógica possibilitando ao processo de aprendizagem o ato de ação-reflexão-ação;
Ø  Analisar o rendimento do 1º bimestre e propor ações educativas para melhorar a aprendizagem nas disciplinas mais críticas e aumentar o padrão de qualidade no Ensino Fundamental II;
Ø  Dialogar sobre aspectos da prática pedagógica que interferem no processo de aprendizagem como o relacionamento professor – alunos e gestão da sala de aula;
Ø  Compartilhar experiências exitosas nas diversas disciplinas vivenciadas na sala de aula;
Ø  Apresentar e fazer reajustes no Projeto Interdisciplinar: Leitura, um compromisso de todas as áreas.

CONTEÚDOS:
·         Gestão da sala de aula
·         Relacionamento professor X aluno
·         Rendimento do 1º bimestre
·         Experiências exitosas nas diversas disciplinas
·         Projeto Interdisciplinar: Leitura-compromisso de todas as áreas

SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM:
Ø  Boas vindas;
Ø  Acolhida;
Ø  Oração – Pai nosso;
Ø  Exibição de um vídeo de motivação do professor Gretz, 2016

Conversas de professor
Ø  Para introduzir o tema Gestão da sala de aula, propõe-se uma dinâmica de sensibilização, intitulada “Ser professor, uma reflexão cantante”, na qual se pretende que os professores (em duplas) de maneira descontraída, respondam a alguns questionamentos.

1-    Quando começaram as minhas aulas, qual foi a minha sensação?
2-    Quando pensei em ser professor, o que aconteceu? Ao encontrar dificuldades no meu trabalho pensei...
3-    Quando o sistema me magoou tive a sensação de que...
4-    Quando vejo meus colegas desanimados pelos problemas do dia-a-dia, o que eu digo a eles?
5-    E as inovações que acontecem na educação? Como reajo?
6-    Afinal, ser professor é...
Ø  Em seguida a socialização das respostas do grupo.
Ø  Entregar as músicas para que os professores cantem a dinâmica ser professor.
Ø  Exibir o vídeo “Gestão da sala de aula-entrevista com Celso Vasconcelos”;
Ø  Entregar o texto “Gestão da sala de aula” de Celso Vasconcelos e fazer uma leitura programada.
Ø  Utilizar as tarjetas para que os professores identifiquem as características das 3 dimensões. ( Docarmo)
Ø  Apresentar alguns cartazes com algumas situações de indisciplina e discutir com os professores. (Francicleia)
Ø  Ler o texto: Estratégias para vencer a indisciplina.
Ø  Responder: Com base no que foi estudado o que posso fazer para diminuir a indisciplina?
*   Leitura compartilhada do texto “O vínculo afetivo na relação ensino aprendizagem”
*   Solicitar que os professores destaquem aspectos que consideram relevantes.
Ø  Exibir o filme “A importância do vínculo afetivo”.
Ø  Indagar:
Qual a mensagem que o filme nos passa?
Ø  Apresentar e analisar o rendimento do 1º bimestre.
1-    O que contribuiu para este resultado?
2-    Mediante os resultados apresentados que ações práticas podemos implementar para melhorar no 2º bimestre? (anotar respostas)
Ø  Ações:
                      I.        Replanejar a prática;
                    II.        Trabalhar com alunos monitores;
                   III.        Utilizar procedimentos didáticos variados;
                  IV.        Realizar avaliação processual/ contínua;
                   V.        Utilizar várias formas de avaliar;
                  VI.        Tirar um tempo do horário para esclarecer dúvidas;
                 VII.        Dá atenção aos que mais precisam;
               VIII.        Encaminhar os educandos para o Mais Educação;
                  IX.        Formar grupos de estudo produtivos;
                   X.        Manter contato freqüente com a família;
                  XI.        Realizar simulados.
            XII.        Avisar na coordenação na mesma hora, quando os alunos se recusam a fazer trabalho;
               XIII.        Motivá-los para o processo de aprendizagem;
              XIV.        Falar da importância da aprendizagem;
            XV.        Colocar “alunos problemas” para ser ajudante da turma, organização da sala, zelar pela aprendizagem da turma e cuidar do material didático (contar e guardar);
            XVI.        Promover a campanha “nenhum a menos”, envolvendo toda a turma e alguns que se destacam como líderes;
     XVII.        Realizar o acompanhamento individual desses alunos pela coordenação e professores;
            XVIII.        As turmas com nota padrão no bimestre será premiada com jogos na quadra ou boate e com a lista da turma no mural.
              XIX.        Executar as ações do Projeto de leitura.
              XX.        Utilizar os recursos tecnológicos e outros materiais didáticos que a escola dispõe.

Ø  Nos grupos ainda promover um momento em que troquem figurinhas de experiências exitosas na disciplina.













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