PLANEJAMENTO
HORIZONTAL NA ESCOLA INSTITUTO SÃO JOSÉ
DATA:
08/06/16
LOCAL:
INSTITUTO SÃO JOSÉ
PÚBLICO
ALVO: PROFESSORES DO 6º AO 9º ANO
DURAÇÃO:
4 HORAS
OBJETIVOS:
Ø
Refletir
e discutir a prática pedagógica possibilitando ao processo de aprendizagem o
ato de ação-reflexão-ação;
Ø
Analisar
o rendimento do 1º bimestre e propor ações educativas para melhorar a
aprendizagem nas disciplinas mais críticas e aumentar o padrão de qualidade no
Ensino Fundamental II;
Ø
Dialogar
sobre aspectos da prática pedagógica que interferem no processo de aprendizagem
como o relacionamento professor – alunos e gestão da sala de aula;
Ø
Compartilhar
experiências exitosas nas diversas disciplinas vivenciadas na sala de aula;
Ø
Apresentar
e fazer reajustes no Projeto Interdisciplinar: Leitura, um compromisso de todas
as áreas.
CONTEÚDOS:
·
Gestão
da sala de aula
·
Relacionamento
professor X aluno
·
Rendimento
do 1º bimestre
·
Experiências
exitosas nas diversas disciplinas
·
Projeto
Interdisciplinar: Leitura-compromisso de todas as áreas
SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM:
Ø
Boas
vindas;
Ø
Acolhida;
Ø
Oração
– Pai nosso;
Ø
Exibição
de um vídeo de motivação do professor Gretz, 2016
Conversas
de professor
Ø
Para
introduzir o tema Gestão da sala de aula, propõe-se uma dinâmica de sensibilização,
intitulada “Ser professor, uma reflexão cantante”, na qual se pretende que os
professores (em duplas) de maneira descontraída, respondam a alguns
questionamentos.
1-
Quando
começaram as minhas aulas, qual foi a minha sensação?
2-
Quando
pensei em ser professor, o que aconteceu? Ao encontrar dificuldades no meu
trabalho pensei...
3-
Quando
o sistema me magoou tive a sensação de que...
4-
Quando
vejo meus colegas desanimados pelos problemas do dia-a-dia, o que eu digo a
eles?
5-
E
as inovações que acontecem na educação? Como reajo?
6-
Afinal,
ser professor é...
Ø
Em
seguida a socialização das respostas do grupo.
Ø
Entregar
as músicas para que os professores cantem a dinâmica ser professor.
Ø
Exibir
o vídeo “Gestão da sala de aula-entrevista com Celso Vasconcelos”;
Ø
Entregar
o texto “Gestão da sala de aula” de Celso Vasconcelos e fazer uma leitura programada.
Ø
Utilizar
as tarjetas para que os professores identifiquem as características das 3
dimensões. ( Docarmo)
Ø
Apresentar
alguns cartazes com algumas situações de indisciplina e discutir com os
professores. (Francicleia)
Ø
Ler
o texto: Estratégias para vencer a indisciplina.
Ø
Responder:
Com base no que foi estudado o que posso fazer para diminuir a indisciplina?
Leitura compartilhada do texto “O
vínculo afetivo na relação ensino aprendizagem”
Solicitar que os professores destaquem
aspectos que consideram relevantes.
Ø
Exibir
o filme “A importância do vínculo afetivo”.
Ø
Indagar:
Qual a mensagem que o filme nos passa?
Ø Apresentar e analisar o rendimento do
1º bimestre.
1- O que contribuiu para este resultado?
2- Mediante os resultados apresentados
que ações práticas podemos implementar para melhorar no 2º bimestre? (anotar
respostas)
Ø Ações:
I.
Replanejar
a prática;
II.
Trabalhar
com alunos monitores;
III.
Utilizar
procedimentos didáticos variados;
IV.
Realizar
avaliação processual/ contínua;
V.
Utilizar
várias formas de avaliar;
VI.
Tirar
um tempo do horário para esclarecer dúvidas;
VII.
Dá
atenção aos que mais precisam;
VIII.
Encaminhar
os educandos para o Mais Educação;
IX.
Formar
grupos de estudo produtivos;
X.
Manter
contato freqüente com a família;
XI.
Realizar
simulados.
XII.
Avisar
na coordenação na mesma hora, quando os alunos se recusam a fazer trabalho;
XIII.
Motivá-los
para o processo de aprendizagem;
XIV.
Falar
da importância da aprendizagem;
XV.
Colocar
“alunos problemas” para ser ajudante da turma, organização da sala, zelar pela
aprendizagem da turma e cuidar do material didático (contar e guardar);
XVI.
Promover
a campanha “nenhum a menos”, envolvendo toda a turma e alguns que se destacam
como líderes;
XVII.
Realizar
o acompanhamento individual desses alunos pela coordenação e professores;
XVIII.
As
turmas com nota padrão no bimestre será premiada com jogos na quadra ou boate e
com a lista da turma no mural.
XIX.
Executar
as ações do Projeto de leitura.
XX.
Utilizar
os recursos tecnológicos e outros materiais didáticos que a escola dispõe.
Ø Nos grupos ainda promover um momento
em que troquem figurinhas de experiências exitosas na disciplina.
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