PLANEJAMENTO
VERTICAL NA ESCOLA INSTITUTO SÃO JOSÉ
DATA:
09/06/16
LOCAL:
INSTITUTO SÃO JOSÉ
PÚBLICO
ALVO: PROFESSORES DO 1º AO 5º ANO
DURAÇÃO:
4 HORAS
OBJETIVOS:
Ø
Refletir
e discutir a prática pedagógica possibilitando ao processo de aprendizagem o
ato de ação-reflexão-ação;
Ø
Analisar
o rendimento do 1º bimestre e propor ações educativas para melhorar a
aprendizagem nas disciplinas mais críticas e aumentar o padrão de qualidade no
Ensino Fundamental I;
Ø
Dialogar
sobre aspectos da prática pedagógica que interferem no processo de aprendizagem
como o relacionamento professor – aluno e gestão da sala de aula;
Ø
Apresentar
e fazer reajustes no Projeto Interdisciplinar: Leitura, um compromisso de todas
as áreas.
Ø
Confeccionar
jogos para trabalhar em sala de aula.
CONTEÚDOS:
·
Gestão
da sala de aula
·
Rendimento
do 1º bimestre
·
Projeto
Interdisciplinar: Leitura-compromisso de todas as áreas
·
Confecção
de jogos
SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM:
Ø
Boas
vindas;
Ø
Acolhida
– com mimos
Ø
Oração;
Ø
Exibição
de um vídeo de motivação
Conversas
de professor
Ø
Para
introduzir o tema Gestão da sala de aula, propõe-se uma dinâmica de
sensibilização, intitulada “Ser professor, uma reflexão cantante”, na qual se
pretende que os professores (em duplas) de maneira descontraída, respondam a
alguns questionamentos.
1-
Quando
começaram as minhas aulas, qual foi a minha sensação?
2-
Quando
pensei em ser professor, o que aconteceu? Ao encontrar dificuldades no meu
trabalho pensei...
3-
Quando
o sistema me magoou tive a sensação de que...
4-
Quando
vejo meus colegas desanimados pelos problemas do dia-a-dia, o que eu digo a
eles?
5-
E
as inovações que acontecem na educação? Como reajo?
6-
Afinal,
ser professor é...
Ø
Em
seguida a socialização das respostas do grupo.
Ø
Entregar
as músicas para que os professores cantem a dinâmica ser professor.
Ø
Exibir
o vídeo “Gestão da sala de aula-entrevista com Celso Vasconcelos”;
Ø
Entregar
o texto “Gestão da sala de aula” de Celso Vasconcelos e fazer uma leitura
compartilhada.
Ø
Apresentar
alguns cartazes com algumas situações de indisciplina e discutir com os
professores.
Ø
Ler
o texto: Estratégias para vencer a indisciplina.
Ø
Responder:
Com base no que foi estudado o que posso fazer para diminuir a indisciplina?
Ø
Apresentar
e analisar o rendimento do 1º bimestre.
1-
O
que contribuiu para este resultado?
2-
Mediante
os resultados apresentados que ações práticas podemos implementar para melhorar
no 2º bimestre?
Ø
Ações:
I.
Replanejar
a prática;
II.
Trabalhar
com alunos monitores;
III.
Utilizar
procedimentos didáticos variados;
IV.
Realizar
avaliação processual/ contínua;
V.
Utilizar
várias formas de avaliar;
VI.
Tirar
um tempo do horário para esclarecer dúvidas;
VII.
Dá
atenção aos que mais precisam;
VIII.
Encaminhar
os educandos para o Mais Educação;
IX.
Formar
grupos de estudo produtivo;
X.
Manter
contato freqüente com a família;
XI.
Realizar
simulados.
Ø
Confeccionar
jogos para serem trabalhados em sala de aula com o objetivo de facilitar a
aprendizagem dos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário